feliz 2011!

Espumantes brasileiros de qualidade para brindar 2011

por Luty Vasconcelos - 29 de dezembro de 2010
Champanhe e outros espumantes são os convidados indispensáveis das festas de fim de ano. Mas qual a melhor escolha para festejar? O Colherada explica as diferenças entre as opções à vista e lista alguns dos melhores espumantes nacionais para brindar 2011 com gostinho sofisticado de Brasil.

LEIA MAIS: Brigadeiro Bistrô tem mais de 20 sabores diferentes para o popular docinho


O espumante é um tipo de vinho cujas características e métodos de produção foram importados da França. Dos espumantes naturais faz parte a mais famosa de todas as bebidas, o champanhe, produzido na região francesa de Champagne, que acabou por virar uma denominação popular, porém equivocada, dos vinhos espumantes em geral. Outro equívoco constante acontece igualmente com o prosecco. Na verdade prosecco é um tipo de uva branca, típica da Itália, da qual se produz vinhos espumantes que recebem esse nome.

A região da Serra Gaúcha reserva um "terroir" – condições de terra e clima -  que vem amadurecendo, aprimorando-se em técnicas e chamando a atenção de sommelieres e produtores de vinho ao redor do mundo quando se trata da produção de espumantes. Algumas de nossas garrafas já chegam a custar até R$ 600, ou seja, uma boa valorização do produto nacional que ainda não tem tradição legítima formada nesse tipo de produção, como é o caso da tradicional champanhe "Dom Pérignon", que custa o mesmo valor. Por isso, na hora de escolher a bebida da Virada, vale levar em consideração a combinação de cada bebida com a ocasião, o teor alcoólico, além do custo-benefício de cada uma das opções. Basta escolher a que melhor combina com a sua festa, colocar para gelar - não esqueça que a temperatura correta para preservar totas as qualidades do espumante é de 5ºC a 20ºC - e abrir à meia-noite.

Excellence Chandon

Considerado um vinho jovem, o Excellence resulta de um corte tradicional de Chardonnay com Pinot Noir de vinhedos da empresa Chandon, em Garibaldi, na Serra Gaúcha. O espumante se destaca pela elegância, em tons bem clarinhos, com reflexos esverdeados. O aroma é doce, misturado com algo de terroso. No paladar é refrescante, não sendo dos mais encorpados, mas tem estrutura para acompanhar vários pratos como as aves e peixes consumidos nessa época do ano. Melhor mesmo é beber despreocupadamente, sem deixar de apreciar suas qualidades em 12% de álcool por volume. O Chandon Excellence deixa sensação muito gostosa na boca e é uma ótima pedida para um ano novo com a elegância da boa juventude.



Miolo Millesime Brut 2005

O mais caprichado espumante da vinícola Miolo só aparece nas boas safras, quando o clima colabora, como aconteceu em 2004 e 2005. Feito com uvas Chardonnay e Pinot Noir, em uma plantação da família Miolo no Vale dos Vinhedos, município de Garibaldi, apontada como a capital do espumante no Brasil. Sua cor madura é de um amarelo concentrado, cor de vinho evoluído. É para quem gosta de espumantes concentrados, desses que enchem a boca e podem acompanhar muitos pratos, inclusive carnes vermelhas e de porco. O Millesime Brut não é dos mais frescos, mas não deixa de ser leve. Na boca é possível perceber algumas notas de frutas tropicais, como abacaxi, destacando-o como um espumante cremoso e potente. Sua dosagem alcoólica de 13% é o máximo permitido para a bebida no Brasil.




Evidence, da Salton

Um espumante feito pelo sistema champanhês,  utilizando as principais uvas francesas da região da Champagne: Chardonnay (majoritária) e Pinot Noir. Um espumante novo, seu tom clarinho, com muita espuma, perdura no copo por um bom tempo. O espumante Evidance tem um aroma fino, talvez de frutas cítricas – afinal, tudo depende do paladar de quem degusta - Perfumado e poderoso. Na boca, esse espumante é cremoso e refrescante. Um tipo bom para o aperitivo - concentra 12% de álcool - daqueles que se bebe à vontade, acompanhado de uma boa conversa. Seu paladar elegante não é dos mais longos, porém ainda deixa uma sensação gostosa e fresca.

Feliz Ano Novo!


Gostou? Siga o Colherada no Twitter!
Últimos comentários

Nenhum comentário para exibir, seja o primeiro a escrever um!

Faça o seu comentário

Top 5 as mais clicadas

Vídeo

Publicidade
Colherada no Twitter
Ressaltamos que nenhum estabelecimento foi incluido neste guia por ter feito publicidade em qualquer publicação nossa e que nenhum tipo de pagamento influenciou as resenhas. As opiniôes publicadas neste site são dos escritores do Colherada Cultural e são totalmente independentes